Inúmeras ações podem ser colocadas em prática em uma empresa quando o assunto é diversidade e inclusão. Mas por onde começar? Como estruturar uma agenda consistente? O que priorizar diante de tantas possibilidades?
Foi para responder essas e outras perguntas que construímos uma série de três cartilhas chamada Primeiros passos em diversidade e inclusão. Os documentos são:
- Diversidade e inclusão como diferencial competitivo para os negócios e justiça social
- Conscientizando as barreiras inconscientes
- Gestão de diversidade e inclusão nas organizações
Os materiais estão disponíveis na área logada aqui do site. Para acessá-la, é preciso fazer parte da Rede ANBIMA de Diversidade e Inclusão. Basta clicar em “área restrita” e, depois, “Conteúdo para aprender”. Se você quer entrar para a rede, preencha o formulário; se já faz parte, mas ainda não tem acesso à área restrita, entre em contato pelo e-mail rededei@anbima.com.br
Saiba mais sobre as cartilhas
A primeira cartilha é um letramento sobre o tema: o documento apresenta dados, conceitos, sugestões e dicas de como implementar ou fortalecer uma cultura inclusiva em sua corporação. Ela explica quais são os benefícios da diversidade e inclusão, quais são os grupos minorizados, o que é cultura inclusiva, quais são as barreiras e as oportunidades ligadas a essa agenda e, ainda, revisa uma série de conceitos e termos ligados ao assunto.
No documento “Conscientizando as barreiras inconscientes”, tratamos de ações e conceitos que alimentam culturas de exclusão e violência e quais mitos corporativos que sustentam esses conceitos. Tratamos também das violências presentes no mundo corporativo e os prejuízos que elas trazem para o ambiente corporativo e exemplos de atitudes discriminatórias. A cartilha tem, ainda, uma seção específica para se aprofundar nos vieses inconscientes: como eles operam, quais são os padrões, como “conscientizar” o inconsciente e como líderes e gestores inclusivos atuam.
Para fechar a trilha de conhecimento, a cartilha “Gestão de diversidade e inclusão nas organizações” apresenta conceitos e práticas relacionados à gestão, ao monitoramento e à avaliação da gestão de D&I. Explicamos quais premissas podem agilizar a jornada de d&I, como estruturar a governança e como monitorar essa agenda. O documento também se aprofunda sobre o perfil esperado das lideranças diante da contratação, retenção, desenvolvimento e ascensão de profissionais de grupos minorados.
Conheça a Rede
A Rede ANBIMA de Diversidade e Inclusão é uma plataforma criada para fomentar as pautas de equidade, diversidade e inclusão nos mercados financeiro e de capitais, buscando a inclusão de pessoas pretas, LGBTQIAP+, mulheres e de todas as idades no nosso setor. O foco das atividades são profissionais que atuam em instituições financeiras, associadas à ANBIMA ou não, nas áreas de gestão de pessoas, sustentabilidade, diversidade e inclusão ou que tenham poder gestor para promover a transformação dentro das casas.
Os integrantes da Rede têm acesso a debates, workshops, encontros presenciais e a uma série de materiais exclusivos aqui no site. Cadastre-se para participar.