Iniciamos a segunda edição da pesquisa Diversidade e Inclusão no Mercado de Capitais

Questionário foi enviado para associadas, aderentes e integrantes da Rede D&I e pode ser respondido até 30 de setembro

Notícia 4 de setembro de 2024

Foi dada a largada para a segunda edição da pesquisa Diversidade e Inclusão no Mercado de Capitais. O objetivo do levantamento é entender a percepção e o nível de maturidade das casas sobre o tema, quais políticas e iniciativas são adotadas, o engajamento da alta liderança, os desafios para avançar e o que o mercado espera da ANBIMA nessa agenda.

“Em 2022, a primeira pesquisa nos deu o ponto de partida para agir. A maioria das casas reconhecia a importância do tema, mas não tinha uma atuação estruturada e queria ter acesso a metodologias e casos práticos para fazer a agenda avançar. Foi para atender a essa demanda que criamos a Rede de Diversidade e Inclusão, uma plataforma que promove a troca de experiências e a disseminação de conhecimento”, explica Marcelo Billi, nosso superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação.

Os resultados serão um diagnóstico atualizado sobre o tema e servirão de insumo para que a ANBIMA continue fomentando estratégias de promoção de D&I no mercado. O intuito é seguir com a elaboração de iniciativas práticas que apoiem as casas na implementação dessa agenda.

“Nesta edição, vamos além: ampliamos o número de instituições que podem participar da pesquisa, para termos um diagnóstico ainda mais fiel do mercado como um todo. Aumentamos também a quantidade e a profundidade das questões para entender de forma ainda mais qualificada o quanto o setor evoluiu e quais são os desafios em que precisamos agir daqui para frente”, afirma o superintendente.

A pesquisa foi enviada por e-mail para as áreas de D&I ou Recursos Humanos nas instituições; o prazo para resposta é 30 de setembro. Indicamos que os profissionais reservem cerca de 40 minutos para preencher o material. Em caso de dúvidas, entrem em contato pelo e-mail rededei@anbima.com.br 

O levantamento foi aplicado pela primeira vez em 2022 apenas com associadas; neste ano, ele será respondido também por instituições que seguem a autorregulação e outras entidades do mercado que estão na nossa Rede de Diversidade e Inclusão. Também aprimoramos o questionário, a partir da análise de outras pesquisas do gênero e de uma consulta pública feita em agosto: ampliamos a quantidade e a profundidade das questões para obter um entendimento ainda mais qualificado sobre os avanços e desafios dessa agenda.

+ Confira a primeira edição da pesquisa Diversidade e Inclusão no Mercado de Capitais 

Fotografia de uma mulher branca, jovem, de cabelos castanhos presos atrás da cabeça. Ela está em uma cadeira de rodas, veste blusa vermelha e calça preta. A seu lado, aparece na tela um texto chamando quem lê para participar da pesquisa sobre Diversidade e Inclusão no Mercado de Capitais.

Conheça o ANBIMA em Ação   
Essa iniciativa faz parte da agenda estruturante do ANBIMA em Ação, conjunto das principais atividades da Associação para 2023 e 2024. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA.Confira aqui as nossas quatro grandes agendas de trabalho: Centralidade do Investidor, Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.