O que queremos
Direcionadores da nossa atuação
Para promover diversidade e inclusão no mercado financeiro, traçamos direcionadores da nossa atuação. Juntos, eles orientam o caminho para atrair resultados capazes de desenvolver de forma justa não apenas o setor, mas, principalmente, as pessoas que fazem parte dele.
Discurso alinhado às práticas
Vamos além do discurso para gerar mudanças positivas para grupos sub-representados, para as equipes e para os negócios. Ao estimular a mobilização de diferentes públicos, tornamos a diversidade e inclusão um compromisso prático dentro das organizações.
Foco em resultados para o setor financeiro
Incentivamos o progresso contínuo de cada empresa integrante da Rede com o objetivo de gerar mudanças efetivas para a rede como um todo.
Participação de representantes de diferentes segmentos financeiros
Contamos com a participação de representantes de todos os segmentos do mercado de capitais brasileiro para tornar as discussões mais ricas. Além disso, articulamos a qualificação de repertório e práticas em diversidade e inclusão para que todas as instituições possam avançar, independentemente do cenário e níveis de maturidade e, assim, contribuir para o progresso coletivo.
Intencionalidade ao dialogar sobre grupos sociais
Abordamos o tema diversidade e inclusão de maneira ampla e integrada, mas, também, damos espaço para os desafios e as particularidades de cada um dos grupos minorizados na sociedade, no mundo do trabalho e segmento financeiro.
Colaboração e gestão compartilhada
Organizamos nossas prioridades a partir de definições conjuntas sobre os desafios que queremos superar como grupo. Também articulamos a inteligência coletiva, conhecimentos e práticas das empresas da Rede ANBIMA em prol dos avanços de todo o grupo.
Alianças estratégicas
Buscamos parcerias com organizações sociais, movimentos empresariais, instituições semelhantes, sejam públicas ou privadas, para ampliar a nossa capacidade de facilitar, sistematizar e disseminar conhecimentos e práticas.
Frentes prioritárias
Para alcançarmos os avanços esperados no setor e respeitando os diferentes momentos e níveis de maturidade das empresas que participam da ANBIMA, contamos com três frentes estratégicas que permitem que cada uma das instituições integrantes faça parte da jornada em prol da diversidade e da inclusão.
Institucionalização do tema
É a base de desenvolvimento das ações afirmativas de representatividade e cultura inclusiva para diferentes públicos sub-representados.
Representatividade
A presença de mulheres, pessoas negras, com deficiência, da comunidade LGBTQIA+ e multigerações em diferentes áreas e níveis hierárquicos dos negócios é fundamental para identificar barreiras estruturais e culturais no setor.
Cultura inclusiva
O desenvolvimento de um ambiente seguro e justo com valorização, acolhimento e oportunidades equitativas para todas as pessoas passa por uma cultura inclusiva em que não há discriminação explícita ou velada.