Cultura inclusiva: case BNP Paribas

Case de cultura inclusiva apresentado no Diálogos da Rede em 17 de agosto de 2022

Práticas 17 de agosto de 2022

BNP Paribas pauta ações de D&I com base em dados e evidências

Equidade é foco de diferentes iniciativas da BNP Paribas para promover a inclusão e desenvolvimento de profissionais dos grupos minorizados em toda a hierarquia da corporação

Pautada em uma política global, a questão de equidade de gênero está mais avançada no BNP Paribas. No entanto, a equidade racial precisa ser muito trabalhada no Brasil e por isso o banco tem olhado para esse recorte dentro de casa. Outros grupos também merecem especial atenção, como as PcDs e os LGBTQIA+.

A área de Diversidade, Equidade e Inclusão atua diretamente com a alta liderança para trabalhar não só a contratação, mas a permanência dos profissionais de grupos minorizados, e reforçar a pauta como uma importante estratégia para o sucesso do negócio no presente e futuro da corporação. Para isso, lança mão de diferentes meios, como o Thinking Academy, um programa que traz pessoas de outras áreas e corporações para dialogar, tratando de temas afins.

O departamento de Recursos Humanos trabalha com dados de relatórios colhidos nas diferentes equipes, reunindo evidências para lideranças e áreas gerais do business tomarem decisões mais assertivas sobre iniciativas que engajem os grupos minorizados, com planos de carreira atrativos.

Intervenções em todo ecossistema da empresa

Com base nos relatórios, cada departamento tem metas definidas, não compulsórias, para alcançar uma maior representatividade. Os diferentes grupos de afinidade compartilham suas agendas e são representados por seus embaixadores nos diferentes espaços de interação. A ideia, no curto prazo, é criar uma comissão de diversidade, formalizada por regimento, com responsabilidades definidas.

O banco também está promovendo um projeto em que os grupos se reúnem com representantes das diferentes áreas e postos da hierarquia em um hub criado para organizar ideias e soluções que levem à diversidade. As melhores serão reconhecidas e premiadas, compondo um plano de ação para 2023.

Os grupos sub-representados recebem mentorias com gestores ao longo de cinco meses, acompanhados pelo RH, para se desenvolverem pessoal e profissionalmente.

As equipes passam por uma trilha de aprendizagem com o objetivo de criar uma ambiência que acolha os colaboradores desses grupos. A instituição também está preparando uma cartilha de diversidade, contendo o código de conduta da empresa, alinhado ao Compliance.

Os fornecedores do banco também são impactados pelas ações que visam à diversidade. Por meio de comunicados e informações, eles são convidados a trabalhar D&I em suas equipes para fortalecerem sua reputação e obter vantagens no momento de fechar o negócio.

Objetivo
Engajar toda a cadeia produtiva da empresa à causa da diversidade, com base em dados e evidências.

Áreas e profissionais envolvidos
Alta liderança, RH, D&I

Contato
Adriana Alves, vice-presidente de Diversidade, Equidade e Inclusão
e-mail: adriana.alves@br.bnpparibas.com