Bradesco promove governança integrada para fortalecer D&I
A cultura inclusiva do Bradesco foi construída nos primórdios da instituição, desde a fundação em 1943, quando atendia públicos que não tinham, até então, acesso ao mercado financeiro. De lá para cá, foi adaptando-se às prioridades de cada fase de sua história. A partir de 2005, a área de Diversidade e Inclusão passou a ter estrutura e orçamento próprios para suas ações. Áreas de apoio também possuem orçamento descentralizado para realizar iniciativas que fomentem o tema, como é o caso do departamento de Marketing.
Em 2019, o banco lançou uma política de diversidade e inclusão que rege a forma como o Bradesco se relaciona com os diferentes stakeholders. Mais recentemente, promoveu uma carta aberta do Bradesco contra o assédio sofrido pelas mulheres.
Importantes parcerias externas apoiam a realização dessas ações, como a da Universidade Zumbi dos Palmares, especialista em inclusão de pessoas negras. Ao lado da Think Eva, consultoria de inovação social, a área de D&I realizou um amplo diagnóstico para avaliar o grau de maturidade dos colaboradores com relação à temática. Foram feitas entrevistas com todos os diretores executivos, membros do Conselho e parte dos funcionários.
O Bradesco também criou a Unibrad, uma universidade corporativa para desenhar soluções que fortalecem a D&I na companhia, por meio de formações para dialogar sobre vieses inconscientes e sobre como a diversidade pode impulsionar avanços e ser uma estratégia para o negócio. Também oferece trilhas de aprendizagem para os grupos de afinidade.
A empresa assumiu um compromisso com a sociedade, por isso, utiliza os meios comunicação para disseminar a causa. Uma das campanhas dedicou-se a combater o assédio contra a mulher. Bia, a inteligência artificial do banco, recebia muitas mensagens agressivas e machistas, o que fez a área de TI estudar a respeito para rever as respostas automáticas que pudessem coibir esse tipo de abuso, sendo um tema veiculado na mídia. Foi um amplo trabalho de conscientização interna para refletir nos canais externos.
Governança 360
Para envolver e engajar diferentes áreas na promoção da D&I, o até então Comitê de Sustentabilidade passou a carregar no nome e na composição a Diversidade.
Fazem parte desse grupo o presidente do banco, o presidente do conselho e vários membros do board. As lideranças são engajadas e atuam como porta-vozes das iniciativas, dentro e fora da empresa.
Já no comitê deliberativo, conduzido pela área de gestão com apoio dos grupos de afinidades, os subsídios para as discussões e tomada de decisão são captados pelo grupo de trabalho de diversidade e inclusão, com representantes das áreas de negócio, atacado, varejo e de empresas coligadas.
Outras áreas tangenciam o tema, como marketing, sustentabilidade, jurídico e RH, favorecendo o alinhamento de toda organização.
Objetivo
Fortalecer a cultura inclusiva envolvendo todas as áreas na gestão da política e práticas de D&I
Áreas e profissionais envolvidos
Alta liderança, D&I, marketing, jurídico, áreas de negócios, varejo, atacado e empresas coligadas
Contato
Jackeline Busnello, coordenadora de Diversidade e Inclusão
E-mail: jackeline.busnello@bradesco.com.br