Estamos apoiando o estudo Perfil social, racial e de gênero realizado pelo Instituto Ethos com as 1.100 maiores empresas e instituições financeiras brasileiras. O levantamento analisa a composição das equipes e as ações afirmativas das companhias em relação a diversos critérios de diversidade, equidade e inclusão. Feito desde 2001, o estudo terá pela primeira vez um recorte sobre o mercado financeiro.
“As informações levantadas pelo estudo servirão como um diagnóstico confiável e atualizado sobre a pauta de diversidade. O recorte sobre o mercado financeiro ajudará a explicitar quais são os desafios específicos do nosso setor. A pesquisa também trará insights para a construção de iniciativas que integrem diversidade, equidade e inclusão nas estratégias de negócio das empresas. Por isso a participação das instituições financeiras na pesquisa é essencial”, explica Marcelo Billi, nosso superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação.
O apoio da ANBIMA ao estudo do instituto faz parte das atividades da Rede ANBIMA de Diversidade e Inclusão e da consolidação da nossa estratégia nesse tema, iniciativa que integra a agenda estruturante do ANBIMA em Ação, conjunto de atividades que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/2024.
O Ethos seleciona as instituições a partir da publicação Valor 1000, feita pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Serasa Experian e a FGV (Fundação Getulio Vargas), que identifica as 100 maiores instituições financeiras do país. Entraremos em contato por e-mail com representantes das associadas que figuram na lista para confirmar a participação e os contatos das pessoas que devem responder o questionário do Instituto Ethos. O e-mail será enviado para os Representantes ANBIMA e para os integrantes da Rede ANBIMA de Diversidade e Inclusão dessas casas.
Abrangência da pesquisa
O questionário busca mapear dados sobre composição das equipes por gênero, raça, faixa etária, grau de escolaridade e presença de pessoas com deficiência, assim como sobre a realização de políticas e ações afirmativas gerais ou específicas para participação de mulheres, pessoas negras, com deficiência e com mais de 45 anos. Além disso, traz um capítulo sobre a percepção do gestor sobre a presença de pessoas de grupos minorizados nas empresas e contempla análises de especialistas em diversidade e inclusão.
A pesquisa é anônima e os dados consolidados são publicados para permitir que as casas identifiquem áreas de aprimoramento dentro de cada setor econômico e de marcador social. A divulgação do estudo serve para fomentar debates e incentivo a boas práticas nas empresas e políticas públicas a favor do avanço da diversidade no ambiente corporativo. As empresas que quiserem podem ser citadas como participantes no material final.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail rededei@anbima.com.br.
Assista à live sobre a pesquisa
Para discutir o quanto a diversidade e a inclusão avançaram nas grandes empresas e a importância de ter dados atualizados sobre esse cenário, o Ethos realizou uma live com a nossa participação. O evento contou com outros especialistas em D&I e ajuda a entender melhor o funcionamento da pesquisa. Confira o vídeo.
Saba mais sobre o Instituto Ethos
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Criado em 1998 por empresários e executivos da iniciativa privada, o instituto atua como um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Visite o site da organização.
Conheça o ANBIMA em Ação
Essa iniciativa faz parte do ANBIMA em Ação, conjunto das principais iniciativas da Associação para 2023 e 2024. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA. Confira aqui as nossas quatro grandes agendas de trabalho: Centralidade do Investidor, Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.